atividades

Neste espaço você encontra diversas atividades elaboradas pelas diferentes unidades acadêmicas da UFBA.

Sinta-se à vontade para desfrutar do conteúdo e, ao mesmo tempo, adquirir conhecimento de forma lúdica e gratuita.

Laboratório de Bacteriologia e Saúde do Instituto de Biologia da UFBA

Investigação do papel do DNA extracelular em biofilmes de Leptospira

Conheça um pouco sobre a pesquisa realizada no Instituto de Biologia sobre a leptospirose, doença popularmente conhecida por ser transmitida através da urina do rato.

Nesse vídeo, a médica veterinária Talita Gomes, fala um pouco do seu projeto de mestrado.

O vídeo fez parte do concurso “Explique sua pesquisa para seu vizinho”, realizado pelo Instituto de Biologia. O vídeo foi premiado em 2º lugar na categoria mestrado. 

Clique no link e conheça um pouco desse trabalho!

Laboratório de Ensino de Matemática e Estatísitica do Insitituto de Matemática e Estatisitica da UFBA

Video sobre o LEMA-UFBA: Laboratório de Ensino Matemática e Estatística

O LEMA-UFBA, Laboratório de Ensino de Matemática e Estatística da UFBA, realiza exposições e oficinas, produz diversos modelos concretos e desenvolve atividades que facilitam a aprendizagem da Matemática e Estatística, abrangendo os três níveis de ensino, Fundamental, Médio e Superior, motivando alunos e professores.

Equipe: Prof. Cristiana Bastos Paiva Valente, Prof. Denise Nunes Viola, Carlos Henrique Cruz Santos Junior e Helena Beatriz Jesus Gomes.

Clique no link e conheça um pouco desse trabalho!

Oficina "Ritmo e proporção" do projeto de extensão "Música no ensino de exatas"

A oficina “Música e Exatas: Ritmo e Proporção” é vinculada ao Projeto de Extensão da UFBA “Música no Ensino de Exatas”, que tem como objetivo unir Música e Exatas, tornando a aprendizagem mais agradável. O objetivo desta oficina é construir instrumentos musicais de percussão, utilizando material reciclado e associando o ritmo do instrumento com conceitos de proporção.

Equipe: Prof. Cristiana Bastos Paiva Valente, Prof. Denise Nunes Viola, Maria Andreina Oliveira Moreira, Gabriela Dalcom de Oliveira e Helena Beatriz Jesus Gomes.

Clique no link e conheça um pouco desse trabalho!

Video Apresentando Torre de Hanói no LEMA-UFBA: Laboratório de Ensino Matemática e Estatística

Neste vídeo apresentamos o famoso jogo da Torre de Hanói, que foi inventado pelo matemático francês Édouard Lucas inspirado numa lenda Hindu, em 1883. O nome do jogo surgiu do símbolo da cidade de Hanói, no Vietnã.

Existem várias lendas a respeito da origem do jogo, a mais conhecida é sobre um templo Benares, situado no centro do Universo. Segundo a lenda, o Deus Brama tinha criado uma torre com 64 discos de ouro e mais duas estacas equilibradas sobre uma plataforma. Deus Brama ordenara os monges que movessem todos os discos de uma estaca para outra seguindo as regras: apenas um disco podia ser movido de cada vez e nunca um disco maior deveria ficar por cima de um disco menor. Quando todos os discos fossem transferidos de uma estaca para a outra, o templo ia se desmoronar e o mundo desapareceria. Dessa forma criava-se um novo mundo, o mundo de Hanói.

Clique no link e conheça um pouco desse trabalho!

Laboratório de Anatomia Vegetal e Identificação de Madeiras do Instituto de Biologia da UFBA

Palmeiras do Nordeste. Projeto do LAVIM - IBIO UFBA

Sobre uma pesquisa científica com Palmeiras do nordeste. Este é um vídeo gravado dentro de um Projeto aprovado pelo CNPq sobre as Palmeiras do Nordeste, sob a coordenação do prof. Lazaro Silva do Laboratório de Anatomia Vegetal e Identificação de Madeira do IBio UFBA. Neste ficam demonstrados trabalhos de pesquisa científica aplicada e tecnologia utilizando-se sementes e resíduos dos frutos de palmeiras.

Clique no link e conheça um pouco desse trabalho!

Instituto de Computação da UFBA

Semana de Ciência e Tecnologia Onda Digital

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia Onda Digital – UFBA serão realizadas atividades que envolvem os seguintes temas: introdução ao arduino, introdução à comunicação científica, raciocínio computacional e jogos, design instrucional, redes de computadores, segurança digital no android, uso seguro de redes sociais e aplicativos para pessoas idosas, mulher negra e tecnologia.

Diversos públicos serão contemplados com as atividades: estudantes da educação básica, educadores e comunidade em geral (jovens, adultos e idosos).

As atividades são totalmente gratuitas, online e será emitido certificado de participação aos inscritos que assinarem a lista de presença durante a realização de cada atividade.

Acesse o link e confira: www.semanaondadigital.ufba.br

Realização:

Apoio:

Redes Sociais

Skip to content