semana nacional de ciência e tecnologia da ufba

Em cada edição, o projeto SNCT da UFBA é construído por uma articulação entre professores, técnicos administrativos e estudantes das diversas unidades acadêmicas da UFBA. Também, há o envolvimento de professores de escolas estaduais e municipais das cidades de Salvador e Camaçari, do estado da Bahia, além de convidados de outros estados.

Dentre as principais ações realizadas pelo projeto destacam-se a palestras, minicursos, mesas redondas, rodas de conversas, oficinas temáticas, exibição e debate de filmes, realização e construção de experimentos lúdicos e demonstrativos, visitas aos laboratórios didáticos, de pesquisa e museus  da UFBA.

Dado o período de distanciamento social, a edição da SNCT-UFBA deste ano seguirá o modelo da edição de 2020, em que parte das ações foram realizadas de forma virtual, ao vivo, mas não menos importante e sempre gratuita, através de metodologias digitais como web conferência, seminários on-line, jogos digitais, dinâmica de grupos on-line, por meio de plataformas digitais e redes sociais virtuais, concentradas neste único portal virtual: snct.ufba.br.

O público-alvo destas ações são estudantes secundaristas da rede pública de ensino, contemplando também a participação de toda a comunidade.

O projeto visa popularizar a ciência de forma lúdica, interativa, interdisciplinar e transdisciplinar, proporcionando aos participantes, oportunidades para que os mesmos ampliem seus conhecimentos através do acesso à divulgação científica dos conteúdos formais já consolidados e discutidos pela sociedade, bem como acessarem os recentes avanços científicos e sua correlação com os fenômenos do cotidiano e seus desdobramentos tecnológicos.

TRANSVERSALIDADE

Conheça mais sobre o tema da Semana participando das diversas atividades durante o evento.

CIÊNCIA, Tecnologia E INOVAÇÃO

Cada vez mais o planeta demanda de cooperação, articulação, interação, coletividade e transferência de tecnologias, visando o compromisso com a vida.

On-line e gratuito

Acesse as atividades da Semana através das plataformas digitais.

Edições Anteriores

Tema: Inteligência artificial: A nova fronteira da ciência brasileira.

Tema: Biotecnologia e sustentabilidade

Tema: Ciência para a redução das desigualdades

Tema: A matemática está em tudo

Tema: Ciência alimentando o Brasil.

Realização:

Apoio: