semana nacional de ciência e tecnologia da ufba

Bicentenário

Conheça mais sobre o tema da Semana participando das diversas atividades durante o evento.

CIÊNCIA, Tecnologia E INOVAÇÃO

Cada vez mais o planeta demanda de cooperação, articulação, interação, coletividade e transferência de tecnologias, visando o compromisso com a vida.

Atividades Presenciais

Conheça as atividades da Semana através da programação.

Edições Anteriores

2 a 8 de Outubro
19 a 23 de Outubro
21 a 01 de Novembro
16ª Edição

Tema: Biotecnologia e sustentabilidade

16 a 22 Outubro
15ª Edição

Tema: Ciência para a redução das desigualdades

23 a 27 de Outubro
14ª Edição

Tema: A matemática está em tudo

17 a 21 de Outubro
13ª Edição

Tema: Ciência alimentando o Brasil

Em cada edição, o projeto SNCT da UFBA é construído por uma articulação entre professores, técnicos administrativos e estudantes das diversas unidades acadêmicas da UFBA. Também, há o envolvimento de professores de escolas estaduais e municipais das cidades de Salvador e Camaçari, do estado da Bahia, além de convidados de outros estados.

Dentre as principais ações realizadas pelo projeto destacam-se a palestras, minicursos, mesas redondas, rodas de conversas, oficinas temáticas, exibição e debate de filmes, realização e construção de experimentos lúdicos e demonstrativos, visitas aos laboratórios didáticos, de pesquisa e museus  da UFBA.

Neste ano, a maioria das  atividades da Semana serão presenciais, onde teremos comunidades escolares visitando unidades acadêmicas da UFBA, de forma gratuita.

O público-alvo destas ações são estudantes secundaristas da rede pública de ensino, contemplando também a participação de toda a comunidade.

O projeto visa popularizar a ciência de forma lúdica, interativa, interdisciplinar e transdisciplinar, proporcionando aos participantes, oportunidades para que os mesmos ampliem seus conhecimentos através do acesso à divulgação científica dos conteúdos formais já consolidados e discutidos pela sociedade, bem como acessarem os recentes avanços científicos e sua correlação com os fenômenos do cotidiano e seus desdobramentos tecnológicos.

Realização:

Apoio: